A Verdadeira Escola da Vida

Nossa escola se propõe a educar para a vida, despertando o interesse pelo mundo em que vivemos, possibilitando aos alunos, a compreensão de que a realidade em que vivemos é resultado de uma prática social global e que os elementos que a constituem são produzidos socialmente.

 

A educação deve ser considerada como um processo para o desenvolvimento humano integral, instrumento gerador das transformações sociais. É base para aquisição da autonomia, fonte de visão prospectiva, fator de progresso econômico, político e social. É o elemento de integração e conquista do sentimento e da consciência de cidadania.

 

Nesta concepção de educação, a finalidade é formar cidadãos capazes de analisar, compreender e intervir na realidade, visando ao bem-estar do homem, no plano pessoal e coletivo. Para tanto, este processo deve desenvolver a criatividade, o espírito crítico, a capacidade para análise e síntese, o autoconhecimento, a sociabilização, a autonomia e a responsabilidade. Desta forma, é possível a formação de um homem com aptidões e atitudes para colocar-se a serviço do bem comum, possuir espírito solidário, sentir o gosto pelo saber, dispor-se a se conhecer, a desenvolver a capacidade afetiva, possuir visão inovadora.

 

O homem é um ser bio-psico-sócio-cultural que possui necessidades materiais, relacionais e transcendentais.

 

Dentro deste sentido amplo e complexo, o homem deve ser atendido em toda sua dimensão e deve dispor dos recursos que satisfaçam a sua necessidade, para que analise, compreenda e intervenha na realidade.

 

É fundamental que se garanta uma formação integral voltada para a capacidade e potencialidade humana. A formação integral deve ser entendida como saber essencial, isto é, aquela que proporciona ao ser humano o saber sentir, inovar, refletir, fazer, ser crítico e ser ético.

 

A escola, como instituição social, deve possibilitar o crescimento humano nas relações interpessoais, bem como propiciar a apropriação do conhecimento elaborado, tendo como referência a realidade do aluno.

 

Neste contexto, deve possibilitar ao aluno a aquisição de uma consciência crítica que lhe amplie a visão de mundo. Esta visão de mundo deverá dar-lhe condições de uma leitura interpretativa dos fatos sociais, das relações intra e interpessoais e dos homens com a natureza.

 

O professor como mediador entre o aluno e o conhecimento, deve ser um profissional formador, reflexivo, consciente da importância do seu papel, comprometido com o processo educativo, integrado ao mundo de hoje, responsável socialmente pela formação do cidadão e, principalmente, um eterno aprendiz, aquele que busca inovar e inovar-se.

 

Queremos nossos alunos preparados não só para os estudos científicos, mas principalmente para a vida. Um alicerce sólido foi se construindo e gradativamente fomos elaborando, através de uma forte equipe especializada, as bases para implantação do Ensino Fundamental – solicitação constante dos pais de nossos alunos da Educação Infantil.

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EDUCAÇÃO INFANTIL

Ambiente adequado e repleto de carinho.
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ENSINO FUNDAMENTAL

O Colégio Laly cresce junto com os alunos.
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LALY II

O Colégio Laly cresce junto com os alunos.
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